Projeto rondon

VÍDEO: alunos e professores da UFSM vão ao Piauí para atividades de extensão

Carmem Staggmeier

Foto: Pedro Piegas (Diário)

A partir desta quinta-feita, oito alunos e dois professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) vão começar uma nova e longa jornada em uma experiência acadêmica e extensionista. Por 18 dias, o grupo com representantes dos campi de Santa Maria e Palmeira das Missões vai atuar na cidade de Santa Rosa do Piauí, no Piauí, por meio de mais uma edição do Projeto Rondon


Durante a Operação João de Barro, serão realizadas oficinas e dinâmicas com a população do município, que tem cerca de 5 mil habitantes. O projeto a ser desenvolvido pela UFSM contará com ações de enfermagem, cultura, educação e direitos humanos. Para isso, o grupo é diversificado:

OS PARTICIPANTES

Professores 

  • Gianfábio Pimentel Franco (coordenador)
  • Leonardo Bigolin Jantsch (adjunto)

Acadêmicos 

  • Geovana Wertonge (Educação Especial)
  • Débora Pinheiro Pereira (Pedagogia)
  • Daiana Cristina Wickert (Enfermagem)
  • Jonata de Mello (Enfermagem)
  • Renato Vargas Fernandes (Enfermagem)
  • Ana Júlia Rodrigues Nunes (Dança)
  • Jéssica Reis da Silva (Direito)
  • Clara Rossato Bohrz (Direito)  

UFN abre inscrições para dois cursos de mestrado

O coordenador do grupo, Gianfábio Pimentel Franco, que é professor de Enfermagem da UFSM, em Palmeira das Missões, explica que a universidade tem tradição nas ações do Projeto Rondon. Segundo ele, é uma responsabilidade muito grande levar o nome da UFSM para uma atividade de extensão desse porte, em que, além de levar conhecimento e propostas para uma comunidade carente, vai proporcionar um grande aprendizado aos acadêmicos.

- Estamos indo em 10 pessoas, mas, lá, vamos nos juntar a outros grupos de outras instituições de Ensino Superior de todo o país. Vamos atuar junto com a Universidade do Vale do Paraíba (Univap), oferecendo oficinas e dinâmicas para a comunidade. Será uma grande troca de experiências - ressalta Gianfábio.

EXPECTATIVAS  
Se, para o professor, uma atividade como essa exige muito planejamento, organização e responsabilidade, para os alunos, o momento é de ansiedade e muitas expectativas. 

A acadêmica de Enfermagem Daiana Cristina Wickert, 23 anos, é uma das idealizadoras do projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFSM para integrar o Projeto Rondon. Para ela, essa é uma oportunidade de compartilhar o conhecimento acadêmico.

- Sempre gostei muito de extensão, pois podemos compartilhar conhecimento e, ao mesmo tempo, ter a experiência com a população. Sala de aula nenhuma ensina isso - comenta.

PROJETO RONDON
Desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com governos estaduais, municipais e instituições de Ensino Superior, o projeto contribui para a formação do universitário e para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes. 

O Projeto Rondon, criado em 1968, proporciona ao município a oportunidade de receber professores e alunos universitários que trabalham voluntariamente para melhorar as condições de vida e o bem-estar da população.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Redes de ensino têm até sexta para concorrer à verba do Ciência na Escola Anterior

Redes de ensino têm até sexta para concorrer à verba do Ciência na Escola

Pró-reitor de Assuntos Estudantis fala sobre o trabalho realizado na UFSM Próximo

Pró-reitor de Assuntos Estudantis fala sobre o trabalho realizado na UFSM

Educação